Com o aumento da quantidade de japoneses e descendentes na região da Grande Vitória, teve início um processo natural de organização dessas pessoas.

Em 1981, com finalidade promover encontros semanais, um grupo criou o “Sunday Club”. Inicialmente teve como atividade mais atraente a troca de mangás (até então inexistentes no Brasil), mas posteriormente, pelo fato de muitas famílias possuirem filhos, passou a promover o ensino de japonês e também atividades culturais e esportivas tipicamente japonesas.

Havia a necessidade de vencer a barreira da língua, da convivência com um povo ainda “estranho” e do clima muito diferente.

Essa comunidade tinha como rotina ir do trabalho para casa e, nos finais de semana para a associação, mantendo-se isolada, principalmente devido às dificuldades com a língua portuguesa. Essas dificuldades vivenciadas durante o processo de migração contribuíram para o fechamento em uma associação.

No ano de 1984 os membros do clube se organizaram e fundaram a Associação Nikkei de Vitória (ANV). Mas apenas no ano de 1994 foi possível a fundação da sede própria, localizada no bairro Mata da Praia.

A ANV possui participação ativa na comunidade capixaba, e vem deixando marcas físicas e culturais na cidade de Vitória.

Parques da cidade possuem áreas dedicadas a atividades típicas das comunidade japonesas, como Beisebol (no Parque Pedra da Cebola) e Gateball (na Praça dos Namorados).

A comunidade capixaba também já está acostumada a assistir apresentações do grupo de Taiko da ANV e participar do já tradicional Festival de Yakisoba e Shushi da ANV.