
O Hanami 2023 foi realizado no dia 23/07 (domingo). O dia amanheceu com muita chuva em Vitória e mesmo assim a desistência foi mínima. Subiram 15 carros particulares com 44 pessoas, mais 2 Vans com 21 pessoas que se juntaram a outros 2 carros que foram de véspera para poder adiantar arrumação, mais o carro de Ibiraçu (com monges) e mais 5 carros com 7 pessoas do Instituto ESL e região. No total foram 18 carros + 2 Vans e 80 pessoas, o que é um número muito significativo pela distância e circunstâncias climáticas do dia.
Ao chegarem no Instituto ESL garoava fino e do estacionamento até o Bosque das Cerejeiras só carros com tração 4X4 conseguia passar pela estrada de terra. Só tinha um pequeno caminhão e mais 3 carros nestas condições, então poucos foram de carro ou até mesmo na carroceria do caminhão utilizado para o transporte de todo material.
A maioria optou pela aventura de fazer a caminhada a pé, enfrentando lama e apreciando a paisagem para ir comtemplar a beleza das flores de Sakura, que para surpresa tinham muitas flores esperando pelos visitantes, muito mais bonito que dias anteriores, apesar da chuva.
Já passavam das 10 horas da manhã quando superados os contratempos para arrumação e foi possível iniciar a programação de inauguração do Torii. Após todos os agradecimentos aos que ali estavam, ao Mosteiro Zen Vargem da Mata pelas peças do Torii, ao Akamine pela doação da placa inaugural, aos que executaram o trabalho do Torii, a presença de monges, e autoridades e todos colaboradores. Fizemos 1 minuto de silêncio em homenagem ao Sr. Erling Sven Lorentzen e todas autoridades, sócios e familiares que fazem parte da história do Bosque e já falecidos.

A seguir, Irani Yamane falou sobre um pouco sobre o Torii. Ouvimos também as palavras do Sr. Jefferson Takasaki, Vice Presidente da ANV. Depois, O Sr. Antonio Nokai falou sobre o Bosque Kaoru Kumasawa e o Sr. Edmar Binotti, Vice Presidente do Instituto falou sobre a parceria do IESL e ANV desde o início do projeto.
Sob uma chuvinha fina o monge Kendo Bitt, auxiliado pelo monge Shoy (do Paraguai) fez uma emocionante celebração de benção ao Bosque e Torii. A seguir, foi feito descerramento da placa inaugural pelos casais: Armando Takeuchi e Iracema, Denis Oliveira e Augusta, Noboru Yamane e Irani, e leitura da mesma pelo Denis.

Em homenagem aos 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil, 15 sócios e convidados que ainda não tinham um Sakura de sua família foram convidados para o plantio, que ocorreu num momento fascinante, a chuva resolveu dar uma trégua, o dia deu uma clareada e o plantio aconteceu ao som da música Sakura, cantada por muitos dos presente acompanhando: Cecilia Ebihara, Kimiko, Lanko, Malvina e Marina ao microfone. E com direito a chuva de flores de cerejeiras (levadas pelo Noboru) e jogadas pelas floreiras: Ana Luiza, Cecília Kabasawa e Misao Matsunaga.
Finalmente todos foram convidados para se juntarem ao lado das fitas verde/vermelho para participarem do corte da fita que liberaria a passagem para o Bosque, pelo Torii, e para fotos que ficarão guardados para posterioridade.
Para finalizar não foi possível fazer um pique nique debaixo das cerejeiras como era a nossa intenção inicial. Felizmente o almoço de confraternização foi muito solidário. Alguns comeram os obentôs encomendados do Nobutaka Makino, e juntamos todas as guloseimas que parte do grupo levou e a comida foi suficiente para todos saborearem sem ninguém precisar sair para almoçar em restaurante. Ainda teve até sobremesa, bolos que levaram para cantar o parabéns e comemorar o aniversário da Helena Hirata. Agradecemos a presença de todos!!!
